Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Um Casamento saudável gera uma família saudável!

Escrito por Ministério de Famílias | 

Um Casamento saudável gera uma família saudável!

Diga não a violência doméstica!
Não seguir as Leis de Deus é pecado!
Não seguir as Leis dos homens é crime, logo também é pecado.



Alguns dados importantes:

A cada 15 segundos uma mulher é vítima de violência no Brasil. Estima-se que mais da metade das mulheres agredidas sofram caladas e não peçam ajuda.
Uma em cada cinco brasileiras declara ter sofrido algum tipo de violência por parte de algum homem, em geral o marido ou o parceiro.
Pesquisa no Rio de Janeiro mostra que 51,4% dos homens já usaram algum tipo de violência - física, psicológica, sexual - contra sua parceira íntima pelo menos uma vez. Desse total, 25,4% disseram ter usado violência física.
Pesquisas de opinião indicam que os filhos do casal são os que mais perdem nas situações de violência doméstica. Os filhos de 5 a 12 anos de mulheres que sofreram violência apresentam mais problemas. Têm pesadelos, chupam o dedo, urinam na cama, são tímidos ou agressivos.

Dados indicam que nos abrigos de São Paulo a maioria das mulheres atendidas se intitulam evangélicas.

Tipos de violência:

Violência intrafamiliar / violência doméstica - acontece dentro de casa ou unidade doméstica e geralmente é praticada por um membro da família que viva com a vítima. As agressões domésticas incluem: abuso físico, sexual e psicológico, a negligência e o abandono.

Violência física - ação ou omissão que coloque em risco ou cause dano à integridade física de uma pessoa.

Violência moral - ação destinada a caluniar, difamar ou injuriar a honra ou a reputação da mulher.

Violência patrimonial - ato de violência que implique dano, perda, subtração, destruição ou retenção de objetos, documentos pessoais, bens e valores.

Violência psicológica - ação ou omissão destinada a degradar ou controlar as ações, comportamentos, crenças e decisões de outra pessoa por meio de intimidação, manipulação, ameaça direta ou indireta, humilhação, isolamento ou qualquer outra conduta que implique prejuízo à saúde psicológica, à autodeterminação ou ao desenvolvimento pessoal.


Violência sexual - ação que obriga uma pessoa a manter contato sexual, físico ou verbal, ou a participar de outras relações sexuais com uso da força, intimidação, coerção, chantagem, suborno, manipulação, ameaça ou qualquer outro mecanismo que anule ou limite a vontade pessoal. Considera-se como violência sexual também o fato de o agressor obrigar a vítima a realizar alguns desses atos com terceiros.

 Consta ainda do Código Penal Brasileiro: a violência sexual pode ser caracterizada de forma física, psicológica ou com ameaça, compreendendo o estupro, a tentativa de estupro, o atentado violento ao pudor e o ato obsceno.
 A psicóloga Esly Carvalho, autora do livro Família em Crise - Enfrentando problemas no lar cristão, diz que a violência doméstica faz parte dos segredos bem guardados de muitas famílias cristãs. Para ela, que é especialista em saúde emocional e costuma tratar os mais diversos tipos de abusos no ambiente familiar, é preciso romper o silêncio.

 Esly chama os crentes à responsabilidade. “A Igreja deve ser a primeira a erguer sua voz profética e denunciar o terrível segredo da violência doméstica”, afirma. Evangélica, Esly acredita que o primeiro passo para se combater a violência doméstica é falar sobre isso. “Quantas vezes você ouviu um sermão sobre violência doméstica?”, indaga. “As pessoas precisam ser orientadas”. “A violência é uma traição. Quando o homem bate numa mulher, ele está traindo os votos matrimoniais. O Evangelho nos chama a uma vida em amor”, declara, observando que a sociedade está muito exposta à violência.

O psicólogo e doutor em educação Ricardo Padovani, de 34 anos, estuda o perfil dos agressores conjugais. Segundo ele, ter sido vítima de maus tratos infantis e ter presenciado o pai agredir a mãe são fatores de risco para tornar-se um agressor, já que a criança aprende que a forma de resolver um conflito é pela violência.

Leituras:

Efésios 5:22 a 33 / 6: 1 a 4.

I Cor 6:19

Romanos 12:10

Col 3: 12

http://www.ministeriodefamilias.com.br/estudos/6-um-casamento-saudavel-gera-uma-familia-saudavel.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário